segunda-feira, 8 de junho de 2015

Entre um bate papo e outro, a gente molha a palavra


Por: Jhonny Diorel
Edição: Yan Tavares


   Política, mulheres, futebol, são alguns dos principais assuntos de boteco. Mulheres, esse assunto, sobra história, todas com vantagens favorecedoras, claro aos frequentadores e contadores de "causos". O tira gosto, já quase frio, esquenta as línguas afiadas dos novos e velhos personagens sempre presentes no mesmo cenário, com as mesmas falas decoradas, os mesmos temas, os desabafos de alguma coisa ou de coisa alguma.
   À frente de tal negócio, o gerente, atendente, ouvinte, mediador, apaziguador, ou simplesmente dono do boteco. Quanto a mediar, talvez fosse melhor dizer fazer média? Afinal, o freguês tem sempre razão, e não contrariar a clientela é regra básica, para não correr o risco de perdê la, assim o lema destes, é nunca discordar. 






   Nos botecos do Mercado Municipal, não é diferente, e os assuntos prometem, quanto ao que se é consumido e nem sempre é pago - os famosos fiados -, fica registrado, ou melhor, pendurado no famoso e empoeirado caderninho de ocorrência, de anotações, ou mesmo de fiados. De fato, fica tudo em casa, opa, no boteco, que já tornou-se para uns, endereço referencial, ou mesmo fixo, para aqueles que viram parte deste ambiente com as famosas falas: daqui não saio, daqui ninguém me tira, não, aqui me ninguém me trai, e oh, não me empurra não hein.
   Assim, caminha a vida nos botequinhos do Mercado, cheio de histórias, bebidas na mesa, muitos frequentadores e quase sempre, os mesmos, sempre com as mesmas desculpas para o fiado naquele tal caderninho famoso, que para a tristeza do dono do recinto, continua a todo vapor. Fato é que este, ouve sempre a mesma ladainha de seus amigos clientes e caras de pau, assíduos no local, aquela velha e repetida frase do tipo: "Pendura aí, que hoje eu tô sem um pau para atirar no gato!", e assim seguem estes estabelecimentos e clientes, mantendo suas tradições e a tradição do nosso Mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse blog aceita a participação de todos, porém se reserva ao direito de moderar comentários que contenham xingamentos, ofensas pessoais, propagandas, links externos ou acusações sem provas.